quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Welcome to Vila Nova da Moldavia

Cansei-me dos blogs do sapo.
É tudo muito limitado. Então voltei ao blogger.

Aqui fica o meu bloguito desde 20 Agosto 2008

APRESENTAÇÃO

Sou a Svetlana (nome de guerra) e sou agente de viagens e mediadora de seguros .

Tenho necessidade de partilhar com a comunidade bloguista certos episódios que acontecem na minha vida que, penso, serem tão fora do comum ao ponto de podem interessar e divertir muitas pessoas.

O divertido da minha vida é o facto de eu trabalhar numa agencia de viagens moldava. Isto só por si pode parecer não ter muito interesse. Acontece que as diferenças culturais são gritantes.

Então é assim:

A Moldavia, para quem não conhece, é uma antiga provincia da antiga União Sovietica. Fica situada entre a Romenia e a Ucrania. Eles falam romeno e russo. O actual governo é comunista. Existem na Moldavia salarios mensais de 20 Eur. Um medico ganha 200 Eur por mês. Os preços das coisas (comida, roupa, etc), são iguais aos nossos.

Em Portugal existe uma grande comunidade moldava. Não fazia ideia que eram tantos.

Trabalho aqui desde Maio. São todos moldavos menos eu. Todos falam russo e romeno, menos eu. Aprendi russo há 10 anos atrás. Mas há 10 anos atrás não existiam tantos iuris e svetlanas em Portugal, por isso nunca pratiquei e já de pouco me lembro. Só não me esqueci como se lê. Lembro-me bem do alfabeto.

Os Iuris, Sveltanas e os Vasils entram aqui e vão direitinhos ter com os seus conterrâneos, muitas vezes sem me dizerem sequer bom dia ou boa tarde. Atendo o telefone e quando vêm que sou portuguesa desligam-me o telefone na cara! Enfim, sou uma estranha no meu proprio país.

Agora tenho clientes mas logo continuo a minha digressão pela agencia mais de leste de Portugal.

Até ja.

Sem comentários: