sábado, 7 de fevereiro de 2009

CRISE ECONOMICA MUNDIAL

Sempre fui uma rapariga de letras. Sempre tive optimas notas a Português e a linguas e sempre fui um desastre em Matemática e Economia. Com grande pena minha, pois existiam cursos que eu até gostava de ter seguido e não segui por falta de inteligência lógica. Queiram os Deuses que os meus filhos não sejam como eu!
De há uns anos para cá comecei a interessar-me mais pela economia e seus mistérios. De cada vez que a Euribor subia quase me dava uma paragem cardicaca. Era ver os Euros sair do meu bolso. Depois ouvia o gajo do Banco Central Europeu falar em subidas dos juros para travar a inflacção e pensava " Raios parta a minha vida! Mas que merda tem a ver uma coisa com a outra?! Ai os tomates! " Um dia perguntei a um primo que eu tenho que é um crânio nestes assuntos, o que tinha a ver a inflacção com as taxas de juro. Ele explicou-me que assim inibia-se as empresas de investirem, e travava-se o consumo das familias. OK. Nesse caso estavam a conseguir. Eu já quase não consumia. Só comida mesmo.
Isto tudo passou-se há pouco mais de um ano. Como é que de um momento para o outro ( ainda em Agosto as taxas de juro subiram!) as coisas mudam assim? Como é que agora que as taxas descem e a vida me corre bem, até a gasolina está mais barata, como é que agora estamos em crise? Como é que a vida me corre melhor em crise, que antes de a terem anunciado?
E porquê? Porque é que a Europa está em crise assim de um momento para o outro? Já percebi dependemos em 25% da economia americana, para exportar coisas e que por isso muitas empresas exportam menos e estão a falir. Mas será que é só por isso? E assim tão rápido? De um dia para o outro?
Sinto que me escapa qualquer coisa.
Alguém me explica?

14 comentários:

Mr Nelson disse...

Bem eu vou dar uma explicação lógica... a minha avó dizia que desde que os homens foram à lua que o mundo ficou todo alterado! eu penso que ainda estamos a sofrer consequencias disso que devem estar a descincronizar a inflação e as taxas de juros! :)

Maldonado disse...

Hoje em dia a economia é global, daí a existência dos fenómenos que referes.

Da gordura à formosura disse...

Nem me fales em crise!!!!!!!Sei que isto vai melhorar, mas às vezes torna-se sufocante.
Tens um selinho no meu blogue.
Beijos

Andreia do Flautim disse...

Eu desconfio que não é de um dia para o outro. É aos poucos, mas eles pensam que é só uma fase má e que vão recuperar mais dia menos dia, e quando dão conta já estão num buraco e já não há volta a dar. Só pode!

Flux disse...

A economia mundial vive à custa de uma coisa: Consumo!
Se houver procura maior do que a oferta, os preços sobem. Se a oferta superar a procura os preços descem.
O que esta crise tem de novidade é que para quem não perca o seu emprego, o nível de vida melhora. As expectativas relativas ao consumo de petróleo descem, logo a oferta ajusta os preços. Quanto aos senhores que acham que a inflação é o pior que pode acontecer na economia (BCE), vêm-se obrigados a descer as taxas de juro para que o dinheiro custe pouco, por forma a tentar incentivar o investimento. Ou seja, por arrasto a Euribor tem vindo por aí abaixo.
Basicamente é tudo resultado de uma economia "Virtual" baseada no consumo, por sua vez efectuado à custa do crédito (veja-se o triste resultado da Islândia). Bem, este tema dá para escrever teses, e até já existem novos termos económicos como a "ganância" e "produtos tóxicos" a serem discutidos.
Karl Marx deve estar a rir-se à grande...

Capitão Merda disse...

Ainda não notaste que se trata de uma crise nascida de inseminação artificial?

Mustafa Şenalp disse...

Çok güzel site.:)

nelson disse...

Desde que me conheço como gente que este país vive em crise...n é novidade...

Mr Nelson disse...

Concordo plenamente com o que o Mustafa disse sobre a crise económica mundial!

De todos os blogs que eu conheço és a unica que recebeste um comentário em turco!

O teu blog está a tornar-se numa ponte de diálogo entre povos!

Gata das Trevas disse...

Fonix! Tens razão Mr. Nelson! Realmente...um comentário em turco...

jg disse...

Um gajo não dura uma vida e tb não morre de um dia para o outro?!

Ás vezes ainda ouço dizer que fulano estava muito mal e estava a morrer aos poucos.
Mentira. Morrer, é num segundo.

Agora dos que eu gosto mesmo, é dos que se deitam e acordam mortos.

Se me acontecesse uma coisa destas, nunca mais me pegava o sono!!!

jg disse...

O camarada Mustafá (com acento no "a") ao escrever "Çok güzel site" quis dizer que o teu site é uma coqueluche. É que "luche", em Turco, diz-se "guzel". Com "trema no "u".

Esta merda de eu não saber usar a caixa de comentários com todas as paneleirices, provoca uma cond fusão de entre vírgulas e parêntesis do caraças.
Parece Turco!!!!

jg disse...

Ai não que não sei!!
Queres turcar alguma coisa por miúdos?!

Jorge Miranda disse...

Acho que tem razão... Mas isso de uma crise mundial no consumo é verdade e as empresas estão a ressentir-se e o pior penso que está para vir... +2 ou 3 meses