domingo, 25 de maio de 2014

ELES ANDAM MESMO AÍ...

Sempre ouvi dizer e senti que muitas vezes avaliamos as pessoas a partir do que nós somos. E é verdade porque se pensarmos bem, se achamos que alguém seria capaz de ter determinada atitude é porque, provavelmente nós poderíamos te-la.
Enfim, isto para dizer que, para mim, existiam coisas básicas que qualquer pessoa por muito básica que fosse, deveria ter conhecimento. Deveria...pois...

Vi-me obrigada, por força das circunstâncias ( Passos Coelho cabrão filho da puta, pai da minha filha caloteiro-que-deixou-de-me-pagar-pensão-de-alimentos, falta de clientes, impostos, etc), a partilhar a minha casa com uma rapariga. Era gira, professora de matemática, enfim, achava eu que seria um clássico;  Uma pessoa com uma inteligência lógica. Diferente de mim que sou uma naba em tudo o que seja números. Na realidade sou muito burra em tudo o que seja triângulos, raízes quadradas, estatísticas...Sou mesmo o pesadelo de qualquer empresa incluindo a minha no que diz respeito a contabilidade.

Tenho medo da minha contabilista...muito medo...pavor mesmo. Tremo a cada email, a cada telefonema...

Bem...continuando.  A miúda, trinta e poucos anos, pareceu-me muito fixe. No inicio as coisas correram bem. Havia muito tempo que não tinha assim uma pessoa com quem pudesse  falar sem ser de trabalho e até gostei. Apesar de achar que a fixação dela pela casa dos segredos era algo anormal. Só falava daquilo, estava sempre a puxar o assunto. Mas enfim. Eu também gosto de novelas brasileiras. Embora, não as comente como se fosse vida real...Cada um com a sua.
As coisas correram normalmente até ao inicio de 2013. Ou melhor...até a vaca da Merkel visitar Portugal.

Quando a puta da Merkel visitou Portugal estávamos eu e a miúda  a ver televisão, quando comento:

- Olha -me esta vaca dum cabrão, grandessíssima puta saída dos infernos!


Responde ela:

- Pois, o pessoal ta todo lixado com ela no facebook.

Eu

- Pudera, uma puta destas!

Ela
- Vem cá cantar não é?

Olhei-a pelo canto do olho, assim tipo...sem saber o que dizer e a pensar " ouvi mal de  certeza"..silencio...

Quando finalmente a Merkel aparece a sair do carro, ela faz  a pergunta que eu temia...

- Quem é a Merkel ?

Juro que senti qualquer coisa como uma tontura!

E sim, não lhe perguntei se  estava a brincar. É que ela olhava para mim com um ar super serio. E vi-lhe como nos desenhos animados uma espécie de ponto de interrogação por cima da cabeça. ELA REALMENTE  NÃO SABIA QUEM ERA A MERKEL!!!! 

A partir desse momento passei a observa -la como um case study. 

Não demorou muito até que soltasse outra pérola.

Um dia estava ela no sofá a ver a casa dos segredos quando me pergunta:

- Olha, o que é " recessão" ouvi agora aqui na casa dos segredos
FONIX!!!!

Quando o  Gaspar se demitiu, comentei com ela e eis que  sai mais uma bujarda:

 - Quem é o Gaspar?

Ah poize!!!  A coisa não parava. A miúda era um poço de surpresas. Uma atrás da outra!!!

Mas para mim, a melhor ( equiparada  à da Merkel), foi mesmo um dia que fomos à praia. Estávamos deitadas da areia de barriga para cima, e tínhamos a clássica conversa de " o que farias se te saísse o euromilhões". A minha resposta foi " gostava de criar emprego. Como o Belmiro de Azevedo. Mas pagava melhor."  Fez-se silencio. Um silencio que eu já conhecia... E juro! Juro que esperei, mas achei que...talvez não perguntasse... Mas perguntou:

- Quem é o Belmiro de Azevedo? 

SIIIIMMMM!!! ELA NÃO SABIA QUEM ERA O BELMIRO DE AZEVEDO!!!!

As coisas entre nós não acabaram nada bem e ela acabou por sair de casa passado exactamente um ano. Era boa miúda, muito boa professora de matemática, há que dizê-lo, mas com uma forma de pensar algo...estranha. E foi precisamente por isso que teve atitudes que não são normais em pessoas normais e que teve que se ir embora. O que me leva a uma outra questão: O que é na verdade a normalidade das coisas?

É normal alguém que andou 5 anos numa universidade não saber quem é a Merkel, quem é o cabrão do ministro das finanças que a andava a foder a ela e a todos nós? É normal viver em Portugal, ser português e não saber quem é o Belmiro de Azevedo? Fonix! É normal não saber que os funcionários públicos de qualquer país são pagos pelos impostos de todo um país incluindo os deles próprios? Por isso é que se chamam FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS!!!! SIIIIMM ELA CONTINUA A ACHAR QUE NÃO É ASSIM! E insiste que eles produzem coisas...."mas que coisas?" perguntei eu. Exportam rolhas? Oh meus deuses!

Oiçam....ONDE? ONDE deixou ela a nave?

Sim. Foi assim que tive a certeza que os extra terrestres existem.